Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Horário
Misto seg-sab: M, T , N
Tipo de Formação
Presencial e a Distância
Informação sobre a edição do curso Como posso obter uma certificação Profissional de nível 2, 4 ou 5?
Projeto
Centro Qualifica-2023
Local de Formação
Concelhos de: Barcelos, Braga, Esposende, Vila Verde, Amares e Terras de Bouro

-
Área de Formação

RVCC - Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências

Condições de Inscrição

DESTINATÁRIOS ELEGÍVEIS:

O reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais (RVCC PRO) destina-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos. Os adultos com idade até aos 23 anos, inclusive, devem ser detentores de, pelo menos, três anos de experiência profissional.

APOIOS

Os adultos com nível de qualificação inferior ao nível 5 de qualificação do QNQ que realizem um processo de RVCC num Centro Qualifica, com o objetivo de progredirem na sua qualificação (escolar ou de dupla certificação) e que cumpram as demais condições de elegibilidade e de atribuição do apoio definidas pela ANQEP, são beneficiários de um apoio financeiro equivalente a 1,25 (IAS), cujo valor em 2024 é de 636.58 euros.

Objetivo Geral

A conclusão de uma certificação profissional confere o nível 2, 4 ou 5 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações – Portaria n.º 782/2009, 23 de julho.

Objetivos Específicos

1. Obtenção de uma certificação:
a) profissional nível 2, 4 ou 5.
2. Identificar respostas de educação e/ou formação ajustadas à sua situação (motivações, necessidades e expetativas).

Conteúdos Programáticos

Consultar áreas DGERT: https://drive.google.com/file/d/1Cqg3-jxDlR9ZS_RjYDClwIsaJqQkuly9/view

Metodologia

O reconhecimento, validação e certificação de competências profissionais (RVCC PRO) consiste no processo através do qual o adulto demonstra experiências profissionais ou de vida desenvolvidas ao longo da vida por vias formais, não-formais e informais, que são passíveis de validação e certificação para efeitos de obtenção de uma qualificação profissional (Portaria n.º 61/2022, de 31 de janeiro).