Informação sobre o curso

Manifestar interesse Pedir contacto
  • 50.0 horas

  • Condições de Inscrição

    Adultos com idade igual ou superior a 18 anos;
    Habilitações mínimas:
    UFCD de nível 4 - 9º ano de escolaridade.

  • Área de Formação

    Programas de base

  • Objectivo Geral

    Entender as utilizações das comunicações rádio em diversos contextos. Perspectivar a interação entre a evolução tecnológica e as mudanças nos contextos organizacionais, bem como nas qualificações profissionais. Discutir o impacto dos media na construção da opinião pública. Relacionar a evolução das redes tecnológicas com a transformação das redes sociais.

  • Objectivos Específicos

    DR1Explorar evoluções futuras no uso dos telemóveis (por exemplo, biologização dos equipamentos) e discutir as suas consequências, positivas e negativas, nas relações e práticas sociais.Explorar as novas tecnologias de funcionamento do telemóvel, distinguindo as potencialidades e limitações das redes:GSM, GPRS, 3G.Explorar as relações fundamentais entre as características gerais das ondas electromagnéticas: frequência, velocidade de propagação e comprimento de onda;campo E, campo B e direcção de propagação;amplitude e intensidade da onda (por exemplo, o comprimento de onda de uma onda electromagnética é tanto maior quanto menor for a frequência; a intensidade da onda é proporcional ao quadrado da amplitude; a direcção do campo E, do campo B e de propagação são perpendiculares entre si;
    DR2
    Explorar mecanismos formais e informais de aquisição de competências em TIC como forma de inserção ou reconversão profissional (por exemplo, auto-formação, apoio de familiares e colegas de trabalho, ações de formação profissional em TIC, cursos pós-laborais, ensino recorrente para adultos).
    Relacionar a produtividade informática com a evolução tecnológica das aplicações e a crescente capacidade de cálculo, memória e armazenamento em disco (por exemplo, a gravação vídeo com qualidade, a manipulação de som digital, etc.).
    Relacionar o modo de funcionamento de um CRT com fenómenos de emissão termo-iónica, aceleração e focagem de feixe de eletrões por campos elétricos e magnéticos, fluorescência estimulada por feixe de eletrões, e o modo de funcionamento de um TFT-LCD com fenómenos de polarização de luz, alteração da polarização de luz por cristais líquidos em campos eléctricos, fabricação de matrizes de transístores de filme fino que controlam a carga e descarga de cada pixel, etc, e ser capaz de codificar num sistema binário operações lógico-aritméticas.
    DR3
    Explorar oportunidades de (e desigualdades na) participação proporcionada pelos mass-media, equacionando o seu papel na construção da opinião pública e da sociedade democrática.
    Explorar o significado da linguagem técnica associada aos satélites de comunicação (por exemplo, órbita geostacionária, declinação, polarização vertical, horizontal ou circular, transponder, LNB – conversor de frequências, footprint, etc.).
    Explorar modos de constrangimento e regulação da promoção publicitária de determinados produtos pelos media, em função de determinados problemas sociais ou de saúde ou públicos-alvo (ex: tabagismo, obesidade, medicamentos, público infantil, mulheres, entre outros).
    DR4
    Explorar o efeito da Internet nas configurações sociais enquanto processo especifico de apropriação das tecnologias pelas populações (por exemplo, articulação entre redes tecnológicas e redes sociais).
    Explorar a instalação de uma rede WiFi num computador portátil e sua configuração de acesso seguro (através dos modos WPA e WEP ou da atribuição de números de MAC das máquinas permitidas, por exemplo).
    Explorar a manipulação, transmissão e armazenamento de informação em código binário (por exemplo, utilizando o código ASCII para explicitar um nome, ou operando uma adição em lógica de Boole).

  • Conteúdos Programáticos

    Ver referencial em anexo ou consultar https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/65
    A UFCD decorrerá regime e-learning, num total de 50H síncronas.

Manifestar interesse Pedir contacto