Informação sobre o curso

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  • 25.0 horas

  • Condições de Inscrição

    ESTINATÁRIOS ELEGÍVEIS:
    Adultos com idade igual ou superior a 18 anos;
    Os ativos empregados, onde se incluem os empregados por conta de outrem e os empregados por
    conta própria.
    Desempregados há menos de 12 meses, desde que sejam detentores de habilitações iguais ou superiores ao 12º ano de escolaridade.
    Habilitações mínimas:
    UFCD de nível 2 - saber ler e escrever
    UFCD de nível 4 - 6º ano de escolaridade

    SÃO ELEGÍVEIS, NOS TERMOS DA PORTARIA 60-A/2015, OS SEGUINTES APOIO AOS FORMANDOS:
    Subsídio de alimentação no montante de 4.77 Euros por cada dia de formação efetivamente realizada, desde que frequente pelo menos 3 horas de formação por dia.

  • Observações

    CONTACTOS KERIGMA:
    Regulamento da formação: fp.kerigma.pt;
    Plataforma E-learning: edu.kerigma.pt;
    Telefone: 253825353;
    Email: formacao@kerigma.pt

  • Objectivo Geral

    Definir os conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem.

    Identificar competências adquiridas ao longo da vida.

    Explicar a importância da adoção de uma atitude empreendedora como estratégia de empregabilidade.

    Identificar as competências transversais valorizadas pelos empregadores.

    Reconhecer a importância das principais competências de desenvolvimento pessoal na procura e manutenção do emprego.

    Identificar e descrever as diversas oportunidades de inserção no mercado e respetivos apoios, em particular as Medidas Ativas de Emprego.

    Aplicar as regras de elaboração de um curriculum vitae.

    Identificar e selecionar anúncios de emprego.

    Reconhecer a importância das candidaturas espontâneas.

    Identificar e adequar os comportamentos e atitudes numa entrevista de emprego.

  • Metodologia

    A metodologia assentará numa perspetiva orientada para a prática, onde se assume uma visão global e dialética da realidade em que o conhecimento pressupõe a transformação das práticas quotidianas. Desta forma, serão tidas em conta as experiências de vida do/a formando/a, de forma a promover reflexão crítica (dialógica), o que, por sua vez, o conduzirá à dimensão transformadora do processo de formação, como tal, o processo formativo será auto direcionado. Este método permitirá que o formando assuma um papel ativo/ interventivo ao longo da formação, pressupondo a reflexão individual e consolidação de conhecimentos, na qual se prevê a sua transformação ao longo de todo o seu processo formativo.
    O/a formador/a terá um papel importante na medida em que se caracteriza por ser um facilitador da iniciativa, criatividade e autonomia.
    A organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e das temáticas da UFCD. Nas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização e aplicabilidade prática dos conteúdos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conceitos de competência, transferibilidade e contextos de aprendizagem (formal e informal) – aplicação destes conceitos na compreensão da sua história de vida, identificação e valorização das competências adquiridas

    Atitude empreendedora/proactiva

    Competências valorizadas pelos empregadores - transferíveis entre os diferentes contextos laborais

    Competências relacionais
    Competências criativas
    Competências de gestão do tempo
    Competências de gestão da informação
    Competências de tomada de decisão
    Competências de aprendizagem (aprendizagem ao longo da vida)

    Modalidades de trabalho

    Mercado de trabalho visível e encoberto

    Pesquisa de informação para procura de emprego

    Medidas ativas de emprego e formação

    Mobilidade geográfica (mercado de trabalho nacional, comunitário e extracomunitário)

    Rede de contactos (sociais ou relacionais)

    Curriculum vitae

    Anúncios de emprego

    Candidatura espontânea

    Entrevista de emprego

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