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Duração
25.0 horas
Tipo de formação
Formação financiada
Informação sobre o curso 5440 - Comunicação interpessoal e assertividade
Duração
25.0 horas
Condições de Inscrição

DESTINATÁRIOS ELEGÍVEIS:
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos; Os ativos empregados, onde se incluem os empregados por conta de outrem e os empregados por conta própria.
Desempregados há menos de 12 meses, desde que sejam detentores de habilitações iguais ou superiores ao 12º ano de escolaridade.
Habilitações mínimas:
UFCD de nível 2 - saber ler e escrever
SÃO ELEGÍVEIS, NOS TERMOS DA PORTARIA 60-A/2015, O SEGUINTE APOIO AOS FORMANDOS:
Subsídio de alimentação no montante de 4.77 Euros por cada dia de formação efetivamente realizada, desde que frequente pelo menos 3 horas de formação por dia.

Observações

1. No início de cada ação de formação, os formandos devem proceder ao seu registo no portal da Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/)e, no início da formação, proceder ao diagnóstico de competências digitais. Esse diagnóstico tem que ser partilhado.
2.Plataforma de gestão da formação em: www.fp.kerigma.pt.
2.1. Página Principal: Regulamento de Formação; Política de privacidade e livro de reclamações.
2.2. Na área Pessoal da plataforma está disponível o separador para anexar os documentos pessoais na área do utilizador e visualizar o cronograma.
2.3. A área E-Formação da plataforma permite o acesso a cada ação em que participa e respetivos módulos, nos quais estão disponíveis separadores para conteúdo, tarefas pedagógicas, instrumentos de avaliação, assiduidade, documentos de apoio.
3. Ao nível dos recursos didáticos, a Kerigma disponibiliza documentação escrita, nomeadamente:
3.1. Um guia de apoio ao formando, denominado "programa de formação" no qual constam objetivos pedagógicos, conteúdos programáticos e informação relativamente à avaliação, assiduidade e certificação;
3.2 Um manual de apoio a cada um dos módulos, da responsabilidade dos formadores, o qual deverá constituir documento original e incluir a exposição da matéria, situações exemplificativas, exercícios propostos e, bem assim, incluir um índice e as referências bibliográficas;
4. A par da documentação escrita, estão disponíveis materiais audiovisuais e informáticos.
5. As instalações afetas ao curso compreendem para além da sala de formação propriamente dita, outros espaços comuns e de apoio à formação, nomeadamente para reuniões de equipa pedagógica, atendimento, etc. As referidas salas dispõem de boas condições acústicas, de iluminação, ventilação e temperatura, podem ser escurecidas, quando necessário, para a visualização de projeções e incluem: equipamentos como quadro branco e marcadores, videoprojector, tela de projeção.

Objectivos

1. Identificar e distinguir os elementos básicos do processo comunicacional.
2. Identificar fatores determinantes para a eficácia no processo de comunicação.
3. Identificar e desenvolver estilos de comportamento assertivo.

Objectivos Específicos

1. Definir os elementos básicos do processo comunicacional e os determinantes da comunicação eficaz;
2. Distinguir os estilos comunicacionais;
3. Utilizar a comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho;
4. Descrever os estilos de comportamento.

Metodologia

A metodologia formativa assenta numa visão global e dialética da realidade em que o conhecimento pressupõe a transformação, criar ou aprimorar competências digitais essenciais à realização do seu emprego. Desta forma, serão tidas em conta as experiências e exigências profissionais do formando, de forma a promover a aquisição ou aprimoramento das suas competências digitais, pessoais e profissionais, o que por sua vez, o conduzirá à dimensão transformadora do processo de formação.
Este método permitirá que o formando assuma um papel ativo/interventivo ao longo da formação, pressupondo a reflexão individual e consolidação / aquisição de conhecimentos, na qual se prevê a sua transformação ao longo de todo o seu processo formativo.
Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e ativo.

Conteúdos Programáticos

ver referencial em anexo ou consultar https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/4799

Comunicação interpessoal
Elementos básicos do processo comunicacional
Determinantes da comunicação eficaz
Estilos comunicacionais
A comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
Estilos de comportamento e comportamento assertivo
Estilos típicos de comportamento
Dimensões do comportamento assertivo
Componente emocional da assertividade
Desenvolvimento da assertividade

Destinatários

Médicos Dentistas