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Duração
75.0 horas
Tipo de formação
Formação financiada
Informação sobre o curso Percurso: 9638 - 9648

Edições do curso

Data de Início
07/07/2025
Horário
Laboral
Duração
75 horas
Local de Formação
Rua 17, nº 1247. 4500-178, Anta - Espinho
Tipo de Formação
Formação Presencial
Duração
75.0 horas
Condições de Inscrição

DESTINATÁRIOS ELEGÍVEIS:
1. Adultos com idade igual ou superior a 18 anos.
2. Habilitações mínima, de acordo com nível de qualificação definido em conteúdos programáticos:
2.1. UFCD de nível 5 - 12º ano de escolaridade.
2.2. UFCD de nível 4 - 9º ano de escolaridade.
2.3. UFCD de nível 2 - Saber ler e escrever.

Observações

1. Durante cada ação de formação, os formandos devem proceder ao seu registo no portal da Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/)e, proceder ao diagnóstico de competências digitais. Esse diagnóstico tem que ser partilhado.
2.Plataforma de gestão da formação em: www.fp.kerigma.pt.
2.1. Página Principal: Regulamento de Formação; Política de privacidade e livro de reclamações.
2.2. Na área Pessoal da plataforma está disponível o separador para anexar os documentos pessoais na área do utilizador e visualizar o cronograma.
2.3. A área E-Formação da plataforma permite o acesso a cada ação em que participa e respetivos módulos, nos quais estão disponíveis separadores para conteúdo, tarefas pedagógicas, instrumentos de avaliação, assiduidade, documentos de apoio.
3. Ao nível dos recursos didáticos, a Kerigma disponibiliza documentação escrita, nomeadamente:
3.1. Um guia de apoio ao formando, denominado "programa de formação" no qual constam objetivos pedagógicos, conteúdos programáticos e informação relativamente à avaliação, assiduidade e certificação;
3.2 Um manual de apoio a cada um dos módulos, da responsabilidade dos formadores, o qual deverá constituir documento original e incluir a exposição da matéria, situações exemplificativas, exercícios propostos e, bem assim, incluir um índice e as referências bibliográficas;
4. A par da documentação escrita, estão disponíveis materiais audiovisuais e informáticos.
5. As instalações afetas ao curso compreendem para além da sala de formação propriamente dita, outros espaços comuns e de apoio à formação, nomeadamente para reuniões de equipa pedagógica, atendimento, etc. As referidas salas dispõem de boas condições acústicas, de iluminação, ventilação e temperatura, podem ser escurecidas, quando necessário, para a visualização de projeções e incluem: equipamentos como quadro branco e marcadores, videoprojector, tela de projeção.
6. Este curso é desenvolvido no âmbito do Programa PESSOAS 2030 - Programa Demografia, Qualificações e Inclusão (FM), financiado pelo Fundo Social Europeu.

Objectivos

1. Enunciar os principais conceitos, tipos e formas de comunicação.
2. Reconhecer a importância da linguagem nos processos de comunicação.
3. Reconhecer a prática pedagógica como processo de comunicação com crianças e jovens.
4. Identificar as principais competências para uma comunicação eficaz com crianças e jovens.
5. Identificar os principais aspetos da afetividade e sexualidade na criança.
6. Caracterizar o conceito de identidade de género.
7. Debater acerca das questões de género e cidadania.
8. Identificar as principais mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida.

Objectivos Específicos

1. Valorar as relações afetivas nos diferentes contextos de vida.
2. Identificar as mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida.
3. Analisar a expressão de sentimentos e emoções.
4. Validar atitudes e comportamentos saudáveis.
5. Definir comunicação e os seus conceitos.
6. Diferenciar os tipos e formas de comunicação.
7. Listar as interações na comunicação na criança e no jovem.
8. Avaliar as competências para uma comunicação eficaz e barreiras à comunicação.

Metodologia

A metodologia formativa assenta numa visão global e dialética da realidade em que o conhecimento pressupõe a transformação, criar ou aprimorar competências digitais essenciais à realização do seu emprego. Desta forma, serão tidas em conta as experiências e exigências profissionais do formando, de forma a promover a aquisição ou aprimoramento das suas competências digitais, o que por sua vez, o conduzirá à dimensão transformadora do processo de formação.
Este método permitirá que o formando assuma um papel ativo/interventivo ao longo da formação, pressupondo a reflexão individual e consolidação / aquisição de conhecimentos, na qual se prevê a sua transformação ao longo de todo o seu processo formativo.
Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e ativo.

Conteúdos Programáticos

Percurso: 9638 - 9648 - Curso de nível 2 de qualificação.

Conteúdos Programáticos:
1. Comunicação - definição e conceitos.
2. Tipos e formas de comunicação.
3. Comunicação e linguagem.
4. Comunicação na criança e no jovem.
5. Competências para uma comunicação eficaz e barreiras à comunicação.
6. Comunicação e o grupo.
7. Novas tecnologias de informação e comunicação (TIC).
8. Relações afetivas nos diferentes contextos de vida.
9. Identidade de género.
10. Género e cidadania em contexto(s).
11. Mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida.
12. Expressão de sentimentos e emoções.
13. Atitudes e comportamentos saudáveis.


Consultar referencial em anexo ou consultar https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/12495
Consultar referencial em anexo ou consultar https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/12506