Informação sobre o curso

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  • 50.0 horas

  • Nível 4

  • Nível 4

  • Condições de Inscrição

    DESTINATÁRIOS ELEGÍVEIS: Adultos com idade igual ou superior a 18 anos; Os ativos empregados, onde se incluem os empregados por conta de outrem e os empregados por conta própria. Desempregados há menos de 12 meses, desde que sejam detentores de habilitações iguais ou superiores ao 12º ano de escolaridade.
    Habilitações mínimas:
    UFCD de nível 2 - saber ler e escrever
    UFCD de nível 4 - 6º ano de escolaridade
    SÃO ELEGÍVEIS, NOS TERMOS DA PORTARIA 60-A/2015, OS SEGUINTES APOIOS AOS FORMANDOS:
    Subsídio de alimentação no montante de 4.77 Euros por cada dia de formação efetivamente realizada, desde que frequente pelo menos 3 horas de formação por dia.

  • Área de Formação

    Serviço de Apoio a Crianças e Jovens

  • Saídas Profissionais

    761175 - Técnico/a de Ação Educativa

  • Referencial de Formação

    Cuidador/a de Crianças e Jovens

  • Objectivo Geral

    Identificar modelos pedagógicos para a educação das crianças e jovens. Colaborar na planificação de atividades educativas da criança e do jovem.
    Apoiar a realização de atividades educativas com crianças e jovens.

  • Objectivos Específicos

    1. Saber quais são os diferentes modelos pedagógicos em diferentes contextos educativos
    2. Identificar os princípios orientadores do planeamento das atividades
    3. Saber fazer e interpretar o registo e avaliação

  • Metodologia

    A metodologia assentará numa perspetiva orientada para a prática, onde se assume uma visão global e dialética da realidade em que o conhecimento pressupõe a transformação das práticas quotidianas. Desta forma, serão tidas em conta as experiências de vida do/a formando/a, de forma a promover reflexão crítica (dialógica), o que, por sua vez, o conduzirá à dimensão transformadora do processo de formação, como tal, o processo formativo será auto direcionado. Este método permitirá que o formando assuma um papel ativo/ interventivo ao longo da formação, pressupondo a reflexão individual e consolidação de conhecimentos, na qual se prevê a sua transformação ao longo de todo o seu processo formativo.
    O/a formador/a terá um papel importante na medida em que se caracteriza por ser um facilitador da iniciativa, criatividade e autonomia.
    A organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e das temáticas da UFCD. Nas sessões a metodologia ativa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização e aplicabilidade prática dos conteúdos.

  • Conteúdos Programáticos

    ver referencial em anexo ou consultar: https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/12494.
    Modelos pedagógicos em diferentes contextos educativos; Principais correntes pedagógicas; Individualização e diferenciação pedagógica; Princípios orientadores do planeamento das atividades; Documentos orientadores; Projeto educativo; Regulamento Interno; Plano anual de atividades; Projetos pedagógicos e curriculares; Planificação; Formas de planificação; Elementos a considerar na planificação diária; Rotinas; Espaços; Materiais; Tempos; Recursos humanos; Flexibilidade da planificação; Registo e avaliação; Importância dos registos; Grelhas de observação e registo; Do registo à planificação; Da planificação à acção; Da ação à observação e registo.

  • Avaliação

    Avaliação: a) A avaliação formativa, que se projecta sobre o processo de formação, permitindo obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias pedagógicas. Os critérios a utilizar deverão ser: A - Assiduidade e Pontualidade (Comparece às horas marcadas e cumpre o horário da formação); B - Participação Ativa (está motivado; interage com o grupo; participa nos grupos de trabalho; coloca questões e exprime opiniões criticas e fundamentadas); C - Impacto de formação (evolução entre o perfil de entrada e o perfil de saída); D - Resultados Alcançados (testes, trabalhos individuias e de grupo; provas em cursos homologados).
    b) A avaliação sumativa, que terá por função servir de base de decisão para a certificação, será suportada em trabalhos práticos (individuais e/ou em grupo), e/ou testes, e/ou observação directa, consuante o mais adequado a cada formando/a. O resultado final deverá ser expresso em ”Com Aproveitamento” (certificação) ou “Sem Aproveitamento”, em função do/a formando/a ter ou não atingido os objectivos da formação.

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