O CURSO de DUPLA CERTIFICAÇÃO: Escolar de nível SECUNDÁRIO e PROFISSIONAL, com a saída profissional de: Animador/a Sociocultural, tem como objetivos:1. Capacitar os destinatários com base numa articulação efetiva das componentes de formação, com o recurso a atividades que, numa complexidade crescente, convoquem saberes de múltiplas áreas, numa lógica de complementaridade e transferência de competência, de acordo com os objetivos estabelecidos no Referencial de Formação Base das unidades de formação de curta duração (UFCD) obrigatórias para o percurso de Educação e Formação de Adultos de Dupla Certificação de Nível Secundário:a) Cidadania e Profissionalidade : UFCD1, UFCD4 e UFCD5;b) Sociedade, Tecnologia e Ciência: UFCD5, UFCD6 e UFCD7;c) Cultura, Língua, Comunicação: UFCD5, UFCD6 e UFCD7;d) Duas UFCD de língua estrangeira - Alemão.2.Descrição da Qualificação: Promover o desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades, organizando, coordenando e/ou desenvolvendo atividades de animação (de caráter cultural, educativo, social, lúdico e recreativo).3.A saída profissional de: Técnico/a Auxiliar de Saúde, tem como objetivos:a)Diagnosticar e analisar, em equipas técnicas multidisciplinares, situações de risco e áreas de intervenção sob as quais atuar, relativas ao grupo alvo e ao seu meio envolvente. a1)Observar e recolher informação, através de instrumentos vários, sobre a comunidade, o grupo e o indivíduo; a2)Despistar situações de risco, encaminhando-as para as equipas técnicas especializadas.b)Planear e implementar, em conjunto com a equipa técnica multidisciplinar, projetos de intervenção sócio-comunitária.c)Planear, organizar e avaliar atividades de caráter educativo, cultural, desportivo, social, lúdico, turístico e recreativo, em contexto institucional, na comunidade ou ao domicílio, tendo em conta o serviço em que está integrado e as necessidades do grupo e dos indivíduos, com vista a melhorar a sua qualidade de vida e a qualidade da sua inserção e interação social. c1)Conceber os materiais necessários para o desenvolvimento das atividades de animação (fantoches, gigantones, esculturas, trabalhos de cerâmica, máscaras, adereços e pinturas).d)Desenvolver atividades diversas, nomeadamente ateliers, visitas a museus e exposições, encontros desportivos, culturais e recreativos, encontros intergeracionais, atividades de expressão corporal, leitura de contos e poemas, trabalhos manuais, com posterior exposição dos trabalhos realizados, culinária, passeios ao ar livre.e)Promover a integração grupal e social e envolver as famílias nas atividades desenvolvidas, fomentando a sua participação.f)Fomentar a interação entre os vários atores sociais da comunidade articulando a sua intervenção com os atores institucionais nos quais o grupo alvo/indivíduo se insere.g)Acompanhar as alterações que se verifiquem na situação dos clientes/utilizadores e que afetem o seu bem-estar.h)Elaborar relatórios de atividades.4. Desenvolver um portefólio reflexivo de aprendizagens, (PRA) de carácter transversal à formação tecnológica, que se destina a:a) desenvolver processos reflexivos e de aquisição de saberes e competências pelo adulto em contexto formativo.b) Refletir o formando e o seu processo de aprendizagem individual, c) Posicionar o formando face a problemáticas do conhecimento e do mundo atual;b) Promover associações significativas entre aprendizagens operativas/práticas e outras, enquadradoras e conjunturais;c) Explorar relações nas temáticas abordadas e lhes conferir significado pessoal