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Duração
75.0 horas
Tipo de formação
Formação financiada
Informação sobre o curso Percurso: 9648 - 9651

Edições do curso

Data de Início
07/07/2025
Horário
Dias da Semana 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00
Duração
75 horas
Local de Formação
Rua 17, nº 1247. 4500-178, Anta - Espinho
Tipo de Formação
Formação Presencial
Duração
75.0 horas
Condições de Inscrição

DESTINATÁRIOS ELEGÍVEIS:
1. Adultos com idade igual ou superior a 18 anos.
2. Habilitações mínima, de acordo com nível de qualificação definido em conteúdos programáticos:
2.1. UFCD de nível 5 - 12º ano de escolaridade.
2.2. UFCD de nível 4 - 9º ano de escolaridade.
2.3. UFCD de nível 2 - saber ler e escrever.

Observações

1. Durante cada ação de formação, os formandos devem proceder ao seu registo no portal da Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/)e, proceder ao diagnóstico de competências digitais. Esse diagnóstico tem que ser partilhado.
2.Plataforma de gestão da formação em: www.fp.kerigma.pt.
2.1. Página Principal: Regulamento de Formação; Política de privacidade e livro de reclamações.
2.2. Na área Pessoal da plataforma está disponível o separador para anexar os documentos pessoais na área do utilizador e visualizar o cronograma.
2.3. A área E-Formação da plataforma permite o acesso a cada ação em que participa e respetivos módulos, nos quais estão disponíveis separadores para conteúdo, tarefas pedagógicas, instrumentos de avaliação, assiduidade, documentos de apoio.
3. Ao nível dos recursos didáticos, a Kerigma disponibiliza documentação escrita, nomeadamente:
3.1. Um guia de apoio ao formando, denominado "programa de formação" no qual constam objetivos pedagógicos, conteúdos programáticos e informação relativamente à avaliação, assiduidade e certificação;
3.2 Um manual de apoio a cada um dos módulos, da responsabilidade dos formadores, o qual deverá constituir documento original e incluir a exposição da matéria, situações exemplificativas, exercícios propostos e, bem assim, incluir um índice e as referências bibliográficas;
4. A par da documentação escrita, estão disponíveis materiais audiovisuais e informáticos.
5. As instalações afetas ao curso compreendem para além da sala de formação propriamente dita, outros espaços comuns e de apoio à formação, nomeadamente para reuniões de equipa pedagógica, atendimento, etc. As referidas salas dispõem de boas condições acústicas, de iluminação, ventilação e temperatura, podem ser escurecidas, quando necessário, para a visualização de projeções e incluem: equipamentos como quadro branco e marcadores, videoprojector, tela de projeção.
6. Este curso é desenvolvido no âmbito do Programa PESSOAS 2030 - Programa Demografia, Qualificações e Inclusão (FM), financiado pelo Fundo Social Europeu.

Objectivos

1. Identificar os principais aspetos da afetividade e sexualidade na criança.
2. Caracterizar o conceito de identidade de género.
3. Debater acerca das questões de género e cidadania
4. Identificar as principais mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida.
5. Caracterizar os modelos pedagógicos.
6. Reconhecer os principios orientadores da educação de infância.
7. Participar na planificação de atividades pedagógicas para crianças.
8. Acompanhar as atividades pedagógicas e de rotina diária.

Objectivos Específicos

1. Valorar as relações afetivas nos diferentes contextos de vida.
2. Identificar as mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida.
3. Analisar a expressão de sentimentos e emoções.
4. Validar atitudes e comportamentos saudáveis.
5. Diferenciar os modelos pedagógicos e implicação na organização e funcionamento dos espaços educativos.
6. Revisar os princípios educativos para a educação de infância.
7. Descrever o papel do cuidador no acompanhamento das atividades pedagógicas.

Metodologia

A metodologia formativa assenta numa visão global e dialética da realidade em que o conhecimento pressupõe a transformação, criar ou aprimorar competências digitais essenciais à realização do seu emprego. Desta forma, serão tidas em conta as experiências e exigências profissionais do formando, de forma a promover a aquisição ou aprimoramento das suas competências digitais, o que por sua vez, o conduzirá à dimensão transformadora do processo de formação.
Este método permitirá que o formando assuma um papel ativo/interventivo ao longo da formação, pressupondo a reflexão individual e consolidação / aquisição de conhecimentos, na qual se prevê a sua transformação ao longo de todo o seu processo formativo.
Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e ativo.

Conteúdos Programáticos

Percurso: 9648 - 9651 - Curso de nível 2 de qualificação.

Conteúdos Programáticos:
1. Relações afetivas nos diferentes contextos de vida.
2. Identidade de género.
3. Género e cidadania em contexto(s).
4. Mudanças físicas e emocionais associadas à sexualidade ao longo da vida.
5. Expressão de sentimentos e emoções.
6. Atitudes e comportamentos saudáveis.
7. Percursos da educação de infância.
8. Modelos pedagógicos e implicação na organização e funcionamento dos espaços educativos.
9. Princípios educativos para a educação de infância.
10. Papel do cuidador no acompanhamento das atividades pedagógicas.


Consultar referencial em anexo ou consultar https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/12506
Consultar referencial em anexo ou consultar https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/12510