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Duração
75.0 horas
Tipo de formação
Formação financiada
Informação sobre o curso Percurso: 7263 - 8968 - 8972

Edições do curso

Data de Início
07/07/2025
Horário
Laboral
Duração
75 horas
Local de Formação
Rua 36 nº297, 4500-327 Espinho
Tipo de Formação
Formação Presencial
Duração
75.0 horas
Condições de Inscrição

DESTINATÁRIOS ELEGÍVEIS:
1. Adultos com idade igual ou superior a 18 anos.
2. Habilitações mínima, de acordo com nível de qualificação definido em conteúdos programáticos:
2.1. UFCD de nível 5 - 12º ano de escolaridade.
2.2. UFCD de nível 4 - 9º ano de escolaridade.
2.3. UFCD de nível 2 - 6º ano de escolaridade.

Observações

1. Durante cada ação de formação, os formandos devem proceder ao seu registo no portal da Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/)e, proceder ao diagnóstico de competências digitais. Esse diagnóstico tem que ser partilhado.
2.Plataforma de gestão da formação em: www.fp.kerigma.pt.
2.1. Página Principal: Regulamento de Formação; Política de privacidade e livro de reclamações.
2.2. Na área Pessoal da plataforma está disponível o separador para anexar os documentos pessoais na área do utilizador e visualizar o cronograma.
2.3. A área E-Formação da plataforma permite o acesso a cada ação em que participa e respetivos módulos, nos quais estão disponíveis separadores para conteúdo, tarefas pedagógicas, instrumentos de avaliação, assiduidade, documentos de apoio.
3. Ao nível dos recursos didáticos, a Kerigma disponibiliza documentação escrita, nomeadamente:
3.1. Um guia de apoio ao formando, denominado "programa de formação" no qual constam objetivos pedagógicos, conteúdos programáticos e informação relativamente à avaliação, assiduidade e certificação;
3.2 Um manual de apoio a cada um dos módulos, da responsabilidade dos formadores, o qual deverá constituir documento original e incluir a exposição da matéria, situações exemplificativas, exercícios propostos e, bem assim, incluir um índice e as referências bibliográficas;
4. A par da documentação escrita, estão disponíveis materiais audiovisuais e informáticos.
5. As instalações afetas ao curso compreendem para além da sala de formação propriamente dita, outros espaços comuns e de apoio à formação, nomeadamente para reuniões de equipa pedagógica, atendimento, etc. As referidas salas dispõem de boas condições acústicas, de iluminação, ventilação e temperatura, podem ser escurecidas, quando necessário, para a visualização de projeções e incluem: equipamentos como quadro branco e marcadores, videoprojector, tela de projeção.
6. Este curso é desenvolvido no âmbito do Programa PESSOAS 2030 - Programa Demografia, Qualificações e Inclusão (FM), financiado pelo Fundo Social Europeu.

Objectivos

1. Analisar a importância do controlo orçamental.
2. Identificar os objetivos da gestão orçamental.
3. Caracterizar o ciclo da gestão orçamental.
4. Distinguir os vários conceitos e instrumentos necessários à elaboração e gestão de um orçamento.
5. Identificar as características de um orçamento.
6. Elaborar o orçamento de uma empresa.
7. Elaborar o orçamento de programas, atividades e eventos desportivos.
8. Analisar e interpretar o orçamento.
9. Analisar e acompanhar o controlo orçamental.
10. Caracterizar a diversidade de contextos, saberes e práticas inerentes à atividade do Técnico de Juventude.
11. Reconhecer a realidade multifacetada do trabalho com jovens, integrando a noção de Juventude.
12. Identificar estratégias de atuação profissional do Técnico de Juventude no âmbito da Educação Não-formal.
13. Aplicar métodos e técnicas de diagnóstico de situação e de análise de necessidades sociais dos jovens.
14. Caracterizar a população jovem portuguesa na atualidade, em particular no território nacional.
15. Reconhecer as identidades e realidades dos jovens portugueses a partir de diferentes perspetivas.
16. Caraterizar as formas de participação cívica e de cidadania da população jovem portuguesa.

Objectivos Específicos

1. Definir uma gestão orçamental.
2. Planejar um orçamento.
3. Criar um controlo orçamental.
4. Identificar os alicerces da profissão de Técnico de Juventude.
5. Aplicar métodos e técnicas de diagnóstico de situações sociais.
6. Caraterizar os jovens portugueses na atualidade.

Metodologia

A metodologia formativa assenta numa visão global e dialética da realidade em que o conhecimento pressupõe a transformação, criar ou aprimorar competências digitais essenciais à realização do seu emprego. Desta forma, serão tidas em conta as experiências e exigências profissionais do formando, de forma a promover a aquisição ou aprimoramento das suas competências digitais, o que por sua vez, o conduzirá à dimensão transformadora do processo de formação.
Este método permitirá que o formando assuma um papel ativo/interventivo ao longo da formação, pressupondo a reflexão individual e consolidação / aquisição de conhecimentos, na qual se prevê a sua transformação ao longo de todo o seu processo formativo.
Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e ativo.

Conteúdos Programáticos

Percurso: 7263 - 8968 - 8972 - Curso de nível 4 de qualificação.

Conteúdos Programáticos:
1. Gestão Orçamental;
2. Orçamento;
3. Controlo Orçamental;
4. Alicerces da profissão de Técnico de Juventude;
5. Diversidade de saberes e práticas;
6. Métodos e técnicas de diagnóstico de situações sociais;
7. Os jovens portugueses na atualidade;
8. Condição face à educação, formação profissional e emprego;
9. Noções sobre as identidades juvenis;
10. Participação cívica e cidadania.


Consultar referencial em anexo ou consultar https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/8506
Consultar referencial em anexo ou consultar https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/11534
Consultar referencial em anexo ou consultar https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/11538