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Duração
100.0 horas
Tipo de formação
Formação financiada
Informação sobre o curso Percurso: 5272 - 7257 - 8970
Duração
100.0 horas
Condições de Inscrição

DESTINATÁRIOS ELEGÍVEIS:
1. Adultos com idade igual ou superior a 18 anos e empregados por conta outrem.
2. Habilitações mínima, de acordo com nível de qualificação definido em conteúdos programáticos:
2.1. UFCD de nível 5 - 12º ano de escolaridade.
2.2. UFCD de nível 4 - 9º ano de escolaridade.
2.3. UFCD de nível 2 - saber ler e escrever.

Observações

1. Durante cada ação de formação, os formandos devem proceder ao seu registo no portal da Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/)e, proceder ao diagnóstico de competências digitais. Esse diagnóstico tem que ser partilhado.
2.Plataforma de gestão da formação em: www.fp.kerigma.pt.
2.1. Página Principal: Regulamento de Formação; Política de privacidade e livro de reclamações.
2.2. Na área Pessoal da plataforma está disponível o separador para anexar os documentos pessoais na área do utilizador e visualizar o cronograma.
2.3. A área E-Formação da plataforma permite o acesso a cada ação em que participa e respetivos módulos, nos quais estão disponíveis separadores para conteúdo, tarefas pedagógicas, instrumentos de avaliação, assiduidade, documentos de apoio.
3. Ao nível dos recursos didáticos, a Kerigma disponibiliza documentação escrita, nomeadamente:
3.1. Um guia de apoio ao formando, denominado "programa de formação" no qual constam objetivos pedagógicos, conteúdos programáticos e informação relativamente à avaliação, assiduidade e certificação;
3.2 Um manual de apoio a cada um dos módulos, da responsabilidade dos formadores, o qual deverá constituir documento original e incluir a exposição da matéria, situações exemplificativas, exercícios propostos e, bem assim, incluir um índice e as referências bibliográficas;
4. A par da documentação escrita, estão disponíveis materiais audiovisuais e informáticos.
5. As instalações afetas ao curso compreendem para além da sala de formação propriamente dita, outros espaços comuns e de apoio à formação, nomeadamente para reuniões de equipa pedagógica, atendimento, etc. As referidas salas dispõem de boas condições acústicas, de iluminação, ventilação e temperatura, podem ser escurecidas, quando necessário, para a visualização de projeções e incluem: equipamentos como quadro branco e marcadores, videoprojector, tela de projeção.
6. Este curso é desenvolvido no âmbito do Programa PESSOAS 2030 - Programa Demografia, Qualificações e Inclusão (FM), financiado pelo Fundo Social Europeu.

Objectivos

1. Identificar as características comportamentais dos seres humanos, em geral, e dos turistas, em particular.
2.Identificar as estruturas, os processos de comunicação e os aspetos relacionais na empresa /organização / instituição.
3.Utilizar técnicas de condução e controlo de interações pessoais (estilo e atitudes de comunicação interpessoal), adequadas a cada situação.
4.Identificar o grupo enquanto unidade de comportamento social e os diferentes processos de interação dentro do mesmo e deste com o exterior.
5.Gerir os obstáculos à comunicação/compreensão da mensagem e dos conflitos a eles inerentes.
6.Reconhecer a importância da qualidade das relações interpessoais para o desenvolvimento pessoal e profissional do indivíduo.
7.Reconhecer a importância da contabilidade como sistema de informação
8.Definir os conceitos fundamentais da Contabilidade e os seus principais aspetos
9.Aplicar o Sistema de Normalização Contabilística
10.Analisar as operações contabilísticas relativas e os seus efeitos sobre a perspetiva financeira
11.Reconhecer a importância das informações e das peças contabilísticas como elementos imprescindíveis da gestão global das organizações
12.Identificar as instituições internacionais no âmbito das quais o organismo nacional responsável pelas políticas de juventude atua.
13.Definir em parceria com os jovens propostas de políticas de juventude.

Objectivos Específicos

1.Identificar as Relações Interpessoais enquanto processo de comunicação
2.Comparar as relações interpessoais e a sociedade
3.Explicar a contabilidade como sistema de informação
4.Identificar os principais conceitos em contabilidade
5.Demonstrar resultados contabilísticos
6.Identificar a juventude no Conselho da Europa
7.Listar políticas de juventude na Europa

Metodologia

A metodologia formativa assenta numa visão global e dialética da realidade em que o conhecimento pressupõe a transformação, criar ou aprimorar competências digitais essenciais à realização do seu emprego. Desta forma, serão tidas em conta as experiências e exigências profissionais do formando, de forma a promover a aquisição ou aprimoramento das suas competências digitais, o que por sua vez, o conduzirá à dimensão transformadora do processo de formação.
Este método permitirá que o formando assuma um papel ativo/interventivo ao longo da formação, pressupondo a reflexão individual e consolidação / aquisição de conhecimentos, na qual se prevê a sua transformação ao longo de todo o seu processo formativo.
Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e ativo.

Conteúdos Programáticos

Percurso: 5272 - 7257 - 8970

UFCDs do Percurso:

5272 - Relações interpessoais.
7257 - Noções de contabilidade.
8970 - Políticas de juventude no mundo e relações internacionais.