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Duração
100.0 horas
Tipo de formação
Formação financiada
Informação sobre o curso Percurso: 9637 - 9651
Duração
100.0 horas
Condições de Inscrição

DESTINATÁRIOS ELEGÍVEIS:
1. Adultos com idade igual ou superior a 18 anos.
2. Habilitações mínima, de acordo com nível de qualificação definido em conteúdos programáticos:
2.1. UFCD de nível 5 - 12º ano de escolaridade.
2.2. UFCD de nível 4 - 9º ano de escolaridade.
2.3. UFCD de nível 2 - Saber ler e escrever.

Observações

1. Durante cada ação de formação, os formandos devem proceder ao seu registo no portal da Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/)e, proceder ao diagnóstico de competências digitais. Esse diagnóstico tem que ser partilhado.
2.Plataforma de gestão da formação em: www.fp.kerigma.pt.
2.1. Página Principal: Regulamento de Formação; Política de privacidade e livro de reclamações.
2.2. Na área Pessoal da plataforma está disponível o separador para anexar os documentos pessoais na área do utilizador e visualizar o cronograma.
2.3. A área E-Formação da plataforma permite o acesso a cada ação em que participa e respetivos módulos, nos quais estão disponíveis separadores para conteúdo, tarefas pedagógicas, instrumentos de avaliação, assiduidade, documentos de apoio.
3. Ao nível dos recursos didáticos, a Kerigma disponibiliza documentação escrita, nomeadamente:
3.1. Um guia de apoio ao formando, denominado "programa de formação" no qual constam objetivos pedagógicos, conteúdos programáticos e informação relativamente à avaliação, assiduidade e certificação;
3.2 Um manual de apoio a cada um dos módulos, da responsabilidade dos formadores, o qual deverá constituir documento original e incluir a exposição da matéria, situações exemplificativas, exercícios propostos e, bem assim, incluir um índice e as referências bibliográficas;
4. A par da documentação escrita, estão disponíveis materiais audiovisuais e informáticos.
5. As instalações afetas ao curso compreendem para além da sala de formação propriamente dita, outros espaços comuns e de apoio à formação, nomeadamente para reuniões de equipa pedagógica, atendimento, etc. As referidas salas dispõem de boas condições acústicas, de iluminação, ventilação e temperatura, podem ser escurecidas, quando necessário, para a visualização de projeções e incluem: equipamentos como quadro branco e marcadores, videoprojector, tela de projeção.
6. Este curso é desenvolvido no âmbito do Programa PESSOAS 2030 - Programa Demografia, Qualificações e Inclusão (FM), financiado pelo Fundo Social Europeu.

Objectivos

1. Identificar modelos pedagógicos para a educação das crianças e jovens.
2. Colaborar na planificação de atividades educativas da criança e do jovem.
3. Apoiar a realização de atividades educativas com crianças e jovens.
4. Caracterizar os modelos pedagógicos.
5. Reconhecer os princípios orientadores da educação de infância.
6. Participar na planificação de atividades pedagógicas para crianças.
7. Acompanhar as atividades pedagógicas e de rotina diária.

Objectivos Específicos

1. Avaliar os princípios orientadores do planeamento das atividades;
2. Distinguir os elementos a considerar na planificação diária;
3. Esquematizar os registos e as formas de avaliação;
4. Identificar os diferentes modelos pedagógicos e implicação na organização e funcionamento dos espaços educativos;
5. Aplicar os princípios educativos para a educação de infância;
6. Definir o papel do cuidador no acompanhamento das atividades pedagógicas.

Metodologia

A metodologia formativa assenta numa visão global e dialética da realidade em que o conhecimento pressupõe a transformação, criar ou aprimorar competências digitais essenciais à realização do seu emprego. Desta forma, serão tidas em conta as experiências e exigências profissionais do formando, de forma a promover a aquisição ou aprimoramento das suas competências digitais, o que por sua vez, o conduzirá à dimensão transformadora do processo de formação.
Este método permitirá que o formando assuma um papel ativo/interventivo ao longo da formação, pressupondo a reflexão individual e consolidação / aquisição de conhecimentos, na qual se prevê a sua transformação ao longo de todo o seu processo formativo.
Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e ativo.

Conteúdos Programáticos

9637 - Planificação de atividades educativas com crianças e jovens.
9651 - Intervenção pedagógica em creches e estabelecimentos de educação pré-escolar.
Curso de nível 2 de qualificação.

Conteúdos Programáticos:

1. Modelos pedagógicos em diferentes contextos educativos;
2. Princípios orientadores do planeamento das atividades;
3. Planificação;
4. Registo e avaliação.
5. Percursos da educação de infância;
6. Modelos pedagógicos e implicação na organização e funcionamento dos espaços educativos;
7. Princípios educativos para a educação de infância;
8. Papel do cuidador no acompanhamento das atividades pedagógicas.



Consultar referencial em anexo ou consultar https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/12494
Consultar referencial em anexo ou consultar https://catalogo.anqep.gov.pt/ufcdDetalhe/12510