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Duração
150.0 horas
Tipo de formação
Formação financiada
Informação sobre o curso Percurso: 9182-9183-9184-9185-9186
Duração
150.0 horas
Condições de Inscrição

DESTINATÁRIOS ELEGÍVEIS:
1. Adultos com idade igual ou superior a 18 anos e empregados por conta outrem.
2. Habilitações mínima, de acordo com nível de qualificação definido em conteúdos programáticos:
2.1. UFCD de nível 5 - 12º ano de escolaridade.
2.2. UFCD de nível 4 - 9º ano de escolaridade.
2.3. UFCD de nível 2 - 4º ano de escolaridade.

Observações

1. No início de cada ação de formação, os formandos devem proceder ao seu registo no portal da Academia Portugal Digital (https://academiaportugaldigital.pt/)e, no início da formação, proceder ao diagnóstico de competências digitais. Esse diagnóstico tem que ser partilhado.
2.Plataforma de gestão da formação em: www.fp.kerigma.pt.
2.1. Página Principal: Regulamento de Formação; Política de privacidade e livro de reclamações.
2.2. Na área Pessoal da plataforma está disponível o separador para anexar os documentos pessoais na área do utilizador e visualizar o cronograma.
2.3. A área E-Formação da plataforma permite o acesso a cada ação em que participa e respetivos módulos, nos quais estão disponíveis separadores para conteúdo, tarefas pedagógicas, instrumentos de avaliação, assiduidade, documentos de apoio.
3. Ao nível dos recursos didáticos, a Kerigma disponibiliza documentação escrita, nomeadamente:
3.1. Um guia de apoio ao formando, denominado "programa de formação" no qual constam objetivos pedagógicos, conteúdos programáticos e informação relativamente à avaliação, assiduidade e certificação;
3.2 Um manual de apoio a cada um dos módulos, da responsabilidade dos formadores, o qual deverá constituir documento original e incluir a exposição da matéria, situações exemplificativas, exercícios propostos e, bem assim, incluir um índice e as referências bibliográficas;
4. A par da documentação escrita, estão disponíveis materiais audiovisuais e informáticos.
5. As instalações afetas ao curso compreendem para além da sala de formação propriamente dita, outros espaços comuns e de apoio à formação, nomeadamente para reuniões de equipa pedagógica, atendimento, etc. As referidas salas dispõem de boas condições acústicas, de iluminação, ventilação e temperatura, podem ser escurecidas, quando necessário, para a visualização de projeções e incluem: equipamentos como quadro branco e marcadores, videoprojector, tela de projeção.
6. Este curso é desenvolvido no âmbito do Programa PESSOAS 2030 - Programa Demografia, Qualificações e Inclusão (FM), financiado pelo Fundo Social Europeu.

Objectivos

1. Identificar os requisitos e as condições para o acesso e exercício da atividade de ama.
2. Identificar os serviços e respostas sociais e educativas disponíveis para a 1ª infância.
3. Utilizar os mecanismos de apoio e referenciação previstos na lei de proteção de crianças e jovens em perigo.
4. Reconhecer os princípios éticos e deontológicos no trabalho com crianças.
5. Reconhecer as fases do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
6. Identificar os fatores condicionantes do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
7. Identificar os sinais de alerta relativos aos problemas de desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
8. Reconhecer os tipos de alterações nas funções ou estruturas do corpo da criança dos 0 aos 3 anos.
9. Aplicar os cuidados básicos de saúde da criança.
10. Aplicar as regras básicas e normas de higiene, repouso, conforto, nutrição e segurança.
11. Identificar e implementar medidas de redução do risco de acidente.
12. Aplicar técnicas de primeiros socorros.
13. Identificar os materiais lúdico-didáticos e equipamentos necessários para o exercício da atividade de ama.
14. Planificar as rotinas diárias e as atividades promotoras do desenvolvimento das crianças.
15. Desenvolver as atividades lúdico-didáticas relacionando-as com o quotidiano das crianças na família e comunidade.
16. Reconhecer a importância da integração dos valores e princípios educativos na atividade de ama.
17. Identificar os modelos familiares e as diferentes formas de parentalidade.
18. Colaborar com a família na defesa do superior interesse da criança.
19. Conciliar a vida familiar com a atividade de ama.

Objectivos Específicos

1. Identificar a legislação em vigor para o exercício da atividade de ama.
2. Caracterizar os serviços e respostas sociais e educativas para a 1ª infância.
3. Conhecer os sistemas de proteção de crianças e jovens em perigo.
4. Aplicar os princípios éticos e deontológicos no exercício de ama.
5. Identificar as diferentes fases do desenvolvimento infantil.
6. Reconhecer os fatores condicionantes do desenvolvimento.
7. Enunciar os sinais de alerta dos problemas de desenvolvimento.
8. Conhecer o Plano Nacional de Vacinação.
9. Aplicar corretamente os cuidados de higiene e conforto na criança e do espaço envolvente.
10. Nomear as medidas de prevenção de acidentes e os principais acidentes que podem ocorrer com crianças.
11. Desenvolver diferentes tipos de jogos didáticos com diferentes tipos de objetivos.
12. Planear as rotinas diárias e avaliar a importâncias das mesmas para estas crianças.
13. Identificar as diferentes dinâmicas familiares e as formas de parentalidade.

Metodologia

A metodologia formativa assenta numa visão global e dialética da realidade em que o conhecimento pressupõe a transformação, criar ou aprimorar competências digitais essenciais à realização do seu emprego. Desta forma, serão tidas em conta as experiências e exigências profissionais do formando, de forma a promover a aquisição ou aprimoramento das suas competências digitais, o que por sua vez, o conduzirá à dimensão transformadora do processo de formação.
Este método permitirá que o formando assuma um papel ativo/interventivo ao longo da formação, pressupondo a reflexão individual e consolidação / aquisição de conhecimentos, na qual se prevê a sua transformação ao longo de todo o seu processo formativo.
Serão utilizados os métodos expositivo, interrogativo e ativo.

Conteúdos Programáticos

Percurso: 9182-9183-9184-9185-9186 - Curso de nível 2 de qualificação.

UFCDs do Percurso:
9182 - Enquadramento legal e princípios éticos e deontológicos no exercício da atividade de ama
9186 - Modelos familiares e formas de parentalidade
9183 - Desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos - iniciação
9185 - Cuidados de rotina diária e atividades promotoras do desenvolvimento da criança
9184 - Saúde, nutrição, higiene, segurança, repouso e conforto da criança dos 0 aos 3 anos – regras básicas