AVALIAÇÃOI.Objeto e finalidades da Avaliação do curso EFAa) A avaliação incide sobre as aprendizagens efetuadas e competências adquiridas, de acordo com os referenciais de formação aplicáveis.b) A avaliação destina-se a Informar o adulto sobre os progressos, as dificuldades e os resultados obtidos no processo formativo;c) A avaliação permite certificar as competências adquiridas pelos formandos à saída do curso.d) A avaliação contribui também para a melhoria da qualidade do sistema, possibilitando a tomada de decisões para o seu aperfeiçoamento e reforço da confiança social no seu funcionamento.II. Princípios Orientadores da Avaliação. A avaliação é:a) Processual, porquanto assente numa observação contínua e sistemática do processo de formação;b) Contextualizada, tendo em vista a consistência entre as atividades de avaliação e as atividades de aquisição de saberes e competências;c) Diversificada, através do recurso a múltiplas técnicas e instrumentos de recolha de informação, de acordo com a natureza da formação e dos contextos em que a mesma ocorre;d)Transparente, através da explicitação dos critérios adotados;e) Orientadora, na medida em que fornece informação sobre a progressão das aprendizagens do adulto, funcionando como fator regulador do processo formativo;f) Qualitativa, concretizando-se numa apreciação descritiva dos desempenhos que promova a consciencialização por parte do adulto do trabalho desenvolvido, servindo de base à tomada de decisões.III. Modalidades de avaliaçãoa) A avaliação formativa, que permite obter informação sobre o desenvolvimento das aprendizagens, com vista à definição e ao ajustamento de processos e estratégias de recuperação e aprofundamento;b) A avaliação sumativa, que tem por função servir de base de decisão sobre a certificação final.c) Sem prejuízo do que se dispõe alíneas anteriores a avaliação formativa ocorre, preferencialmente, no âmbito da área de PRA, a partir da qual se revela a consolidação das aprendizagens efetuadas pelo adulto ao longo do curso.d) A avaliação traduz-se ainda na atribuição de créditos, de acordo com o referencial de competências chave de nível secundário, com efeitos na certificação dos formandos.IV. Instrumentos de avaliaçãoa) As técnicas de avaliação de conhecimentos disponíveis para utilização são as seguintes: Observação; Formulação de perguntas orais e escritas (lista de perguntas, testes, questionários); Medição (execução prática de tarefas, em ambiente simulado ou em contexto real de trabalho). b) Para além da avaliação do domínio dos conteúdos de formação, o desempenho dos formandos na ação de formação, pode ainda ser aferido de acordo com critérios relacionados com a aquisição de competências: Domínio dos Assuntos, Generalização dos Saberes, Criatividade e autonomia, assim como, critérios de aspetos comportamentais e de relacionamento interpessoal: Participação e autonomia, Responsabilidade, Relações Interpessoais.c) Os resultados da avaliação da aprendizagem têm uma componente de Reflexão crítica sobre a formação vivenciada (RC): Ponderação 60% e uma componente de Observação Comportamental (OC): ponderação 40%. d) Os instrumentos de avaliação são da responsabilidade da equipa pedagógica, que os constrói com base em pressupostos que refletem o desenvolvimento pessoal, social e relacional do formando assim como os momentos de trabalho específico da formação considerados cruciais para a evidenciação das competências das diferentes áreas e componentes de formação, e que podem coincidir com a realização das atividades integradoras.e) Os instrumentos criados deverão ser diversificados, tendo em consideração o PRA, e devem visar, simultaneamente, uma observação sistemática e uma autoavaliação da progressão na aprendizagem por parte dos formandos.f) O Mediador deve, na sua Área de PRA, orientar a organização dos Portefólios e garantir a integração dos trabalhos por Área de Competência/UFCD. Os formandos podem optar por selecionar os trabalhos que melhor demonstrem as competências adquiridas ao longo do seu percurso formativo. CERTIFICAÇÃOa) Para efeitos da certificação conferida pela conclusão de um curso EFA, o formando deve obter uma avaliação sumativa com aproveitamento, com aproveitamento nas componentes do seu percurso formativo, nomeadamente na formação prática em contexto de trabalho, quando esta faça parte integrante daquele percurso.b) A conclusão com aproveitamento dá lugar à emissão de certificado de qualificações e a um diploma de qualificações, emitido pela plataforma SIGO em www.sigo.pt. c) Sem prejuízo do disposto no número anterior, a conclusão com aproveitamento de uma ou mais unidades de competências ou de formação de curta duração de um curso EFA, mas que não permitem a conclusão do mesmo, dá também lugar à emissão de um certificado de qualificações parcial discriminando as unidades efetuadas.AVALIAÇÃO DA REAÇÃO E APÓS A FORMAÇÃOa) Avaliação de reação verificar a reação dos participantes o grau de satisfação dos participantes bem como aferir o seu grau de satisfação em relação às ações de formação e às condições em que as mesmas decorreram, visando eventuais ações de melhoria na forma como a Kerigma prestou esse serviço. b) Esta avaliação é realizada através do preenchimento de um questionário de avaliação do processo formativo e pretende avaliar a prestação do formador e do Coordenador/Mediador pedagógico ao nível do desempenho organizacional, do desempenho interpessoal e do desempenho técnico.c) O questionário foi desenvolvido com base numa escala de hierarquização de cada um dos itens em cada grupo de questões, numa escala de 0 a 5. No questionário existe uma avaliação do desempenho do formador e uma avaliação de satisfação com a ação de formação. Existe também um campo para questões abertas, para sugestões/melhorias. d) Em termos de intervenientes no processo formativo, o desempenho do formador é avaliado pelos formandos e pela equipa pedagógica do Kerigma. e) O formador também avalia o grau de satisfação em relação à formação, apreciação global e sugestões de melhoria.f) Nos cursos de longa duração (mais de 300 horas), é feita a avaliação trimestral da ação e/ou sempre que termine um módulo.g) No final da ação de formação, para além do preenchimento do questionário de Avaliação do Processo Formativo é feita a avaliação do curso com o objetivo de auscultar as opiniões dos formandos e formadores em termos de aprendizagens e da forma como decorreu a formação. h) O acompanhamento do percurso dos formandos após a formação é realizado através da aplicação de um questionário, onde são analisados os seguintes resultados: Inserção profissional (quando aplicável); Satisfação com as competências adquiridas; Oportunidade de aplicação das competências em contexto profissional; Melhoria do desempenho profissional (quando aplicável). i) A aplicação do questionário de avaliação de impacto é efetuada cerca de 6 meses a 1 ano após o término de cada ação.