UFCD 6455 - EU E O MUNDO DO TRABALHO. Objetivos gerais: 1. Distingue e utiliza o vocabulário de diferentes áreas profissionais;2. Lê e interpreta pequenos textos relacionados com o domínio profissional;3. Fala da rotina no trabalho, no presente e no passado;4. Actua perante instruções habituais relacionadas com diferentes profissões;5. Segue diretivas relacionadas com o desempenho do trabalho;6. Utiliza formas de tratamento e cortesia;7. Fala de horários de trabalho;8. Escreve uma mensagem breve no domínio profissional (Ex. email);9. Expressa uma opinião;10. Fala dos estudos e da experiência profissional;11. Escreve uma carta de motivação;12. Actua numa entrevista de trabalho;13. Redige um currículo;14. Negoceia salários;15. Negoceia condições de trabalho;16. Interpreta e responde a anúncios de emprego;17. Resume histórias de vida;18. Expressa capacidade, conhecimento, permissão, (im)possibilidade, proibição;19. Aceita e recusa convites..UFCD 6456 - O MEU PASSADO E O MEU PRESENTE. Objetivos gerais:1. Dá e pede informações de caráter pessoal, profissional e de ocupação de tempos livres, no passado e no presente;2. Fala de ações habituais no passado;3. Faz descrições no passado;4. Compara a vida no presente com a do passado;5. Compara a situação profissional no passado com a do presente;6. Descreve e caráteriza pessoas no passado e no presente;7. Faz pedidos com delicadeza;8. Fala de acontecimentos ou ações que tiveram início no passado e continuam ou se repetem até ao presente;9. Fala de ações ocorridas em diferentes momentos do tempo;10. Compara hábitos diferentes, do passado e do presente;11. Fala das maiores diferenças encontradas entre o país de origem e o de acolhimento;12. Expressa sentimentos e emoções;13. Expressa preferências;14. Expressa opiniões;15. Expressa concordância e discordância.UFCD 6457 - COMUNICAÇÃO E VIDA EM SOCIEDADE. Objetivos gerais: 1. Identifica diferentes tipos de texto escrito;2. Lê e descodifica pequenas notícias de jornal sobre acontecimentos do dia;3. Apresenta as ideias principais de um pequeno texto;4. Dá opinião sobre pequenas notícias de jornal;5. Interpreta e analisa informação de gráficos;6. Compara determinadas situações da atualidade em Portugal com a realidade do seu país;7. Expressa concordância e discordância;8. Escreve a receita de um prato típico do seu país de origem;9. Identifica os critérios de atribuição de cidadania em Portugal;10. Identifica os maiores problemas enfrentados pelos falantes de outras línguas em Portugal;11. Identifica as Instituições que, em Portugal, se ocupam dos habitantes oriundos de outros países;12. Reconhece os direitos e deveres fundamentais exigíveis em diferentes contextos: pessoal, laboral, nacional e global;13. Identifica, respeita e compara regras de comportamento;14. Identifica valores cívicos;15. Reconhece e explica os estereótipos das outras culturas em presença;16. Adapta o seu comportamento aos padrões e normas da cultura portuguesa, conservando a sua própria identidade;17. Planifica e otimiza projetos pessoais e familiares.